Sondagem SPT
A sondagem à percussão é um dos ensaios mais utilizados na construção civil e um dos mais econômicos instrumentos de investigação geotécnica. A sondagem de solo foi normatizada pela ABNT em 2001 na NBR 6484 “Solo – sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de Ensaio”.
SPT = Standard Penetration Test.
Que possibilita a verificação da capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, verificação do lençol freático , a capacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos. O resultado da sondagem possibilita a opção pelo tipo de fundação que será mais adequada, pelo tipo de solo ou profundidades.
Sondagem Mista E Rotativa
Sondagem Rotativa é um conjunto de método de investigação que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para obtenção de amostras e matérias rochosos, continuas e com formatos cilíndricos, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho.
É conhecida como Sondagem Mista quando executada junto com a SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, Obtendo diretamente as amostras, Exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para diversos ensaios.
Através deste método pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, faturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação e índice de qualidade da rocha. Para execução de tais serviços a Soloway Sondas e Construções disponibiliza de equipamentos modernos e colaboradores totalmente qualificados.
Estaca Raiz
A Estaca Raiz é uma estaca argamassada “in loco” e de elevada tensão de trabalho do fuste. Podendo ser revestidas ou não, que permite atingir grandes profundidades, em rocha ou em solo.
Com equipamentos de pequeno a médio porte, a Estaca Raiz podem ser executadas em locais com acessos dificultosos. A execução desta estaca não causa vibrações no solo, o que permite utiliza-la em qualquer situação de obra industrial. Havendo necessidade de perfurar matacões, blocos de concreto ou embuti-las em rocha, a perfuração é complementada com o uso de martelo hidráulico, até atingir a profundidade desejada.
Bate Estaca
O Bate Estacas é um equipamento utilizado na construção civil para realizar obras de fundações e contenções. Serve para cravar estacas no solo, podendo ser: estacas pré-moldadas de concreto, estacas de madeira, estacas metálicas (perfil metálico), dentre outras. O equipamento do Bate Estacas compreende um martelo de queda, que pode pesar cerca de 600 a 7000 Kg, podendo ser hidráulico ou não utilizado para aplicar golpes, e dispositivos que levantam o martelo de queda entre sucessivos golpes.
Os Bate Estacas possuem uma bomba hidráulica que injeta óleo no circuito, fazendo o martelo subir e abaixar. São projetados para serem versáteis e multifuncionais.
Poço de Monitoramento
Os poços de monitoramento são permanentes, que possibilitam acesso direto ao aquífero, e a água subterrânea. O poço de monitoramento é executado para a caracterização hidráulica dos aquíferos, coleta de amostras para a caracterização litológica local, aferição do nível d’agua e caracterização dos possíveis contaminantes do lençol freático e também do solo, a coleta de amostras para a avaliação da qualidade das águas, além de análises químicas, físicas e biológicas das águas subterrâneas.
Sondagem a Trado Manual
A sondagem a trado é um método de perfuração manual, por meio de um dispositivo de baixa a média resistência para perfuração de solo.
O trado é constituído por uma haste metálica, onde é fixada uma haste ortogonal numa das extremidades, enquanto que na outra extremidade podem ser fixados diversos tipos de perfuradores, no caso da utilização de trados ocos é possível introduzir amostradores pelo seu interior, possibilitando assim o recolhimento de amostras indeformadas de solo.